Ahoy, mandriões e mandriãs!
No domingo a turma do Thordezilhas no whatsapp não tinha muito o que fazer e começou a discutir a existência de certas criaturas exóticas do imaginário nacional. O assunto ficou tão bacana que decidimos elaborar um pequeno bestiário baseado nestas criaturas.
CATIAPOÃ , o Cão Sem Sombra NB 1
Animal Natural; pequeno (Qualquer) 2d6
Se na calada da noite seus olhos se deitarem sobre este cão negro, de vistas vermelhas pulsantes, tamanho avantajado, presas brilhantes e total ausência de sombras; saiba que estás diante do próprio demônio e foge antes que te devore até o espirito.
Atributos e Parâmetros
INT –1 SAB+2 CAR +1 FOR+0 DES+2 CON+0
Defesa: 14 PV: 24
Ataques mordida e Garras: +5 (1d6+2)
Características
Invisibilidade no Escuro: fica invisível no escuro.
Faro: capaz de sentir o cheiro das suas vítimas em uma distância longa.
Trama
- Servem os demônios.
- Seu uivo causa arrepios.
- Nasceram em uma dimensão sombria.
- Magos malignos tentam domesticá-los.
- Sofrem 1d6 de dano quando expostos a luz forte
- São utilizados para levar pessoas para o inferno.
GABIRU – A Ratazana do Mal NB 0
Animal Natural; pequeno (Qualquer) 2d6
Os esgotos das cidades escondem um tipo muito assustador de roedor conhecidos como Gabiru, ratos chifrudos do tamanho de gatos, com patas em formato de mãos e olhos que fitam suas presas com inteligência maligna e apetite feroz.
Atributos e Parâmetros
INT +1 SAB+1 CAR +1 FOR+0 DES+2 CON+0
Defesa: 14 PV: 8
Ataques mordida e Garras: +3 (1d4/ Doenças)
Características
Aderência: conseguem escalar paredes e tetos.
Doenças: sua mordida causa doença. O alvo precisa obter sucesso em um teste de Constituição, em caso de falha sofre -1 em todos os seus atributos por um tempo curto.
Trama
- Temem gatos.
- Alguns são capazes de falar.
- Raptam crianças em seus berços.
- Fazem seus ninhos em privadas e valões.
- Sua saliva é utilizada para fabricação de veneno.
- Sua inteligência tamanha o permite utilizar ferramentas simples.
GAMBÁ LAZARENTO – Sorte de quem não encontrar NB 0
Animal Natural; pequeno (Qualquer) 2d6
Seus ataques acontecem a noite. Invadem as casas furtivos, atacam gente indefesa e escapam sem deixar vestígio. Os poucos que o enfrentaram falam que seu fedor atrai a desgraça.
Atributos e Parâmetros
INT +0 SAB+2 CAR +0 FOR+0 DES+2 CON+0
Defesa: 11 PV: 8
Ataques mordida e Garras: +3 (1d4)
Características
Aderência: conseguem escalar paredes e tetos.
Defesa Azarenta: toda vez que o personagem falhar em acertar a Defesa da criatura, significa que foi atingido pelo azar através de uma desventura: escorrega e cai, sua arma quebra, perde algo importante, entre outras.
Líquido do Azar: espirra um líquido mal cheiroso que atrai o azar na vítima. Todo fracasso nos teste do personagem resultará em uma desventura por tempo breve.
Tramas
- Sua carne é muito saborosa.
- A criatura tem medo de gato preto.
- Costumam roubar comida dos humanóides.
- Esfregar sal no corpo anula os efeitos do azar.
- Quem matar seis deles ganha vantagem gratuita no próximo teste.
- Preferem fugir, atacando apenas em defesa própria ou dos filhotes.
QUERO QUERO DE FOGO – O Guardião Selvagem NB 0
Animal Natural; pequeno (Qualquer) 2d6
De longe esta criatura pareceria um passarinho normal não fosse seus olhos de fogo que queima todo o corpo quando às vésperas de atacar seus alvos. Seus ataques lépidos e chamuscantes ateiam fogo no pelo dos animais, nas roupas dos marujos e nas velas do navio.
Atributos e Parâmetros
INT +0 SAB+1 CAR +1 FOR+0 DES+2 CON+0
Defesa: 9 PV: 7
Ataques Bico de fogo : +4 (1d4+2/ atear fogo)
Características
Atear Fogo: quando em chamas, a criatura ateia fogo em objetos, pessoas e animais causando 1d6 de dano por turno.
Imunidade: ao fogo.
Subtramas
- Parentes distantes das fênix
- Guardiões de lugares sagrados.
- Também conhecido como Abibe.
- Costumam proteger os uirapurus.
- Fazem seu ninho em lugares de queimada.
- Alguns inescrupulosos tentam aprisioná-los.
SARDINHA DE AÇO – O Perfura Casco NB 0
Animal Natural; pequeno (Qualquer) 2d6
Este cardume de sardinhas dotadas de escamas metálicas utilizam seu corpo laminado para perfurar peixes grandes e devorar sua carne de dentro para fora. Infelizmente, a criatura confunde navios, escaleres e pessoas com presas e não param até perfurar o casco e a pele das suas vítimas.
Atributos e Parâmetros
INT -1 SAB+0 CAR +1 FOR+0 DES+2 CON+0
Defesa: 11 PV: 5
Ataques perfuração +2 (2d4)
Características
Natação: nada com velocidade +5.
Subtrama
- Temem os antroctópus.
- A criatura é muito saborosa.
- Podem saltar para alvejar tripulantes dos escaleres.
- Sereianos possuem um amuleto que repele a criatura.
- Sua pele é usada para revestimento do casco dos navios.
- Utilizados por piratas inescrupulosos para afundar navios inimigos.
UIRAÇU – Harpia de Vera Cruz NB 1
Humanoide natural, Médio (qualquer) 1d+1
Elas são os olhos da floresta. Uma raça de pássaros do tamanho de humanos, pés garrudos de um falcão e braços terminados em asas que permitem voar e manusear objetos. Seus ataques são ferozes e preciso, mas raramente atacam humanóides, exceto quando atacados ou desrespeitados. Os nativos falam que as harpias de Vera Cruz possuem sua própria nação no seio das árvores amazônicas e que são aliados dos tupis e curupiras.
Atributos e Parâmetros
INT +1 SAB+2 CAR +12 FOR+1 DES+2 CON+3
Defesa: 14 PV: 21
Ataques: bicos e garras: +5 (2d6+2)
Flechas : +3 (1d6+1)
Características
Visão: enxergam a distância longa.
Voa: velocidade de voo +5.
Tramas
- Honradas e nobres
- Não existem uiraçu machos
- Parentes distantes das harpias.
- Inimigas mortais dos capelobos.
- Considerados sagrados pelos tupis.
- São chamadas de harpias pelos colonos. fogo)
PS: agradecimentos a marujada do Thordezilhas. Foi uma tarde bem legal!
Deixe um comentário