O VANGUARDA ainda melhor!

Desde o lançamento do playtest do VANGUARDA em ocasião do Financiamento Coletivo do THORDEZILHAS SABRES & CARAVELAS 2° Edição, temos recebido muito feedback da galera. Dentre tantos elogios da galera que tem curtido gritar “Touché” e “Em guarda” ao redor do país, uma sugestão nos deixou encafifados: precisamos mesmo da regra de Desafio?

DESAFIOS:  se você não lembra, os desafios são aquelas variações numéricas que indicam o resultado que você precisa obter para ter sucesso em um teste. Uma regrinha simples e muito comum em jogos como o D&D.

O problema é que VANGUARDA não é D&D. Sendo um RPG sobre ousadia e heroísmo, os protagonistas de THORDEZILHAS são conhecidos pelos feitos impossíveis que você costuma ver nos filmes de pirata. Tipo, duelar sobre os mastros ou disparar pendurados em candelabros. Sendo assim, calcular numericamente o quanto um feito é possível pode não fazer muito sentido em um jogo onde a diversão conta mais que as leis da física. 

A sugestão parecia correta e para resolver isso, assumimos que TODOS os testes do VANGUARDA (1d20+ATRIBUTO PROFICIÊNCIA) serão basilar pela fórmula abaixo. Lembrando que sempre caberá a outro jogador narrar o resultado do seu teste, exceto em caso de TOUCHÉ.: 

  • Bravíssimo (21+): resultado IGUAL ou MAIOR que 21 indica que você obteve sucesso extraordinário gerando uma Ventura (T5.1).
  • Sucesso (15 ao 20): com resultado entre 15 e 20, você conquista o que planejou. 
  • Foi Quase (11 ao 14): o resultado entre 11 e 14 gera um sucesso com DESVENTURA (T5.1). 
  • Algo Deu Errado (10-): todo resultado 10 ou MENOR será uma falha com DESVENTURA, vide T5.1. 

Como fica a dificuldade ou facilidade do teste? 

Para tarefas consideradas muito fáceis ou difíceis adotaremos as VANTAGENS e DESVANTAGENS. Lembrando que no THORDEZILHAS você pode acumular mais de uma VANTAGEM ou DESVANTAGEM. Além disso, atitudes criativas e espalhafatosas geram VANTAGEM, facilitando o sucesso do jogador. 

E os monstros? Como ficam? 

Muito mais fácil! O sistema, que já adota uma explicação mecânica minimalista dos monstros, tornou-se ainda mais simples. Agora basta um desempenho 15 ou maior para você atingir a criatura. Além de tornar o jogo mais rápido e divertido, este sistema permitiu a criação rápida de monstros que poderão ser INVENTADOS DURANTE O JOGO sem qualquer dificuldades. Lembrando que os monstros contam ainda com valores de dano, PV, características, fraquezas, descritores, ataques especiais, encontros e informações adicionais.   

E como resolvemos questões como a FORÇA ou DESTREZA do monstros? Fácil! Basta utilizar DESVANTAGENS para lidar com as habilidades sobre humanas da criatura. Por exemplo, se você quiser nadar mais rápido que um tubarão seu teste será feito com DESVANTAGEM. Uma regra fácil que torna seu jogo muito mais intuitivo, simples e divertido. 

E as magias? Como ficam?

As magias do Thordezilhas são invocadas através de teste de SABEDORIA (Conjuração) e divididas pelo nível do conjurador: 

  • Truques (nível zero): que não exige teste. 
  • Iniciado (1° nível) e Baixa Magia (4° Nível): teste normal. 
  • Alta Magia (8° Nivel) e Magias Lendárias (12° Nível): teste com DESVANTAGEM. 

Quando serão implementadas? 

Estas pequenas mudanças estão ainda sendo estudadas pela equipe do Universo Simulado, com 95% de chance de se tornarem oficiais. Em especial devido a sua agilidade, facilidade e intuitividade. Mande também o seu feedback pelo universozap (021) 972845159.

Apoie o Thordezilhas no Catarse.

Catarse.me/TSC2   

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: