Thordezilhas, Dogmas de Mitra.

No tempo em que a Calamidade tomou o trono de Alexandria e a desesperança reinava sobre os filhos do firmamento, um homem logrou o martelo de um deus. Dono de bravura indômita, fez despertar o sopro divino escondido em sua alma. Seu brado se fez trovão. Seus olhos ardiam labaredas e o martelo douro em sua destra fez perecer as hostes que consumiam a Terra.

O grande Mitra, deus do heroísmo, é sem dúvida a divindade mais importante do cenário Thordezilhas, Sabres & Caravelas. A história do pescador que se fez divino para salvar os mortais é celebrado no grato coração daqueles que depositam sua fé no martelo do sol. Sendo seus ensinamentos, o alicerce de toda cultura do ocidente Alexandrino.

I-O Axioma do Herói

O “Axioma do Herói” é o texto mais importante do Ocidente. Conhecido também como os “Nove Ensinamentos de Mitra”, a obra faz parte do livro “Alicerces” escrito pelo segundo avatar do Grande Deus – Dirceu de Versalhes – sendo organizado como parte da Bíblia Sagrada das Antigas Revelações.  O texto foi escrito em Katish, idioma falado na região no Mar do Meio na época. A tradução pertence a lendária tradutora Santa Clara. Optamos por utilizar esta versão por ser considerada a mais fiel do Ocidente.

Cada axioma recebe um comentário que ajuda a entender seus principais preceitos. Optamos por não entrar muito no mérito religioso entendendo que os ensinos de Mitra são guias práticos adotados por qualquer pessoa que busca uma vida ética e heroica, independente da sua orientação religiosa. Nossa intenção, outrossim, é fornecer uma visão clara e neutra dos principais ensinamentos que estruturaram nossa civilização.

1- Que suas decisões sejam motivadas pela coragem sem dar voz ao medo. O medroso vive no medíocre; o audaz atinge o infinito.

Coragem é o tema deste aforismo.  Ser bravo e ousado, não se contentar com aquela falsa serenidade que mascara a falta de animo e covardia. Mitra é um deus heroico que lutou contra Leviatã, para o Grande Deus a audácia é uma virtude se utilizada para o bem. Deixe a mansidão para as ovelhas. O leão deve residir em seu coração.

2-Mantenha seus olhos no caminho. Quem fita o vazio jamais entronizará a verdade ou edificará castelos.

Aqui o Grande Deus nos lembra da importância de manter o foco e não deixar o mundo guiar nossas emoções e sentimentos. É fácil ao tolo se desviar do caminho dando atenção a outros projetos, emoções e prazeres. O herói, contudo, controla estes impulsos e termina tudo o que começa.

3- És responsável apenas por aquilo que podes controlar; não sofra pelo que está fora do seu domínio. O tolo lamenta a tempestade, o sábio aprende com ela.

Este é o segundo aforismo sobre o sofrimento humano. Nele se entende a importância de não sofrer por aquilo que é externo a ti: o clima, a opinião dos outros, os recursos e o destino. Sofrer por algo que não podemos controlamos serve apenas para ampliar a tristeza da alma e te afastar de uma vida plena e valorosa.

 4- Acastele a humildade e exile vosso orgulho. Quem deseja a coroa não é digno dela; aquele que pensa haver outros abaixo de si, jamais caminhará ao meu lado. 

Humildade e pobreza. Duas palavras caras àqueles que desejam esmagar o egocentrismo e a corrupção em busca de uma vida plena e heroica.

 5- Faça tudo que desejar, desde que suas escolhas não roubem a liberdade do teu próximo.

Aqui se apresenta o limite da liberdade. Evidenciando que o mitraísmo puro não possui problemas com magia, liberdade sexual ou mesmo outras formas de culto. Seus inimigos assumem a face daqueles que tomam a liberdade do outro. A estes déspotas pertence o peso do martelo de Mitra.

6– Que teu desejo seja cativo da vossa determinação. O tolo está à deriva no mar dos prazeres, mas o sábio evita suas ondas.

O desejo te cega e o afasta de uma vida ética e plena. Sabendo ser impossível abdicar completamente dele, o Grande Deus propõe o controle sobre os prazeres em busca de uma vida austera. Moderação é a chave.

 7- Que vosso coração pulse justiça. Que sua espada esteja sempre limpa e sua fúria proteja o inocente.

O heroísmo aqui atinge sua importância sumária: utilizar sua bravura para proteger o inocente. A “espada” no mitraísmo representa a alma humana que deve ser mantida sempre firme, afiada e pura. Sendo característica do herói manchá-la apenas quando extremamente necessário.

8 –   O valor da vossa vida será medido pelos olhos daqueles que você ajudou. Quem vive, um dia morre; quem salva vidas, terá seus feitos louvados no Tribunal de Mármore e fará morada junto aos deuses.

Tremenda é a importância deste adágio! Uma ponte entre a ética e o sobrenatural. Nos fazendo perceber a relação entre o heroísmo, representado no cuidado ao próximo, e a vida eterna.

9- Sinta que existem forças divinas que alicerçam o universo. Vossa finitude jamais compreenderá o infinito. Sua vida é um sopro e a Existência, uma ventania. Entenda bem o significado destas palavras.

O último axioma é também o mais misterioso e místico. Motivo de debate entre os teólogos e letrados. Para muitos, apenas mais uma ode para a humildade. Para outros, uma crítica a tentativa humana de compreender a realidade através da ciência.

Recentemente o stóyco Ghothirar de Dukaderon refletiu sobre alguns elementos da nona verdade. A primeira frase começa com “sinta” sugerindo a necessidade de harmonizar com o universo e não tentar compreender logicamente suas forças. E, se por um lado a segunda frase é clara em lembrar o ser vivente de que sua lógica nem ao menos arranha a compreensão da Existência, a terceira mostra claramente que pertencemos ao mesmo universo/infinito. Ora, o que é uma ventania se não uma conjuntura de sopros.Para os sábios de Marselha, entender a Nona Verdade é atingir o ápice da eternidade divina.

 

Por Luiz Cláudio Gonçalves

Dedicado à Capitã Mônica de Faria e o Imediato David Dornelles.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: