Todo mestre já passou pela situação de preparar o confronto final com um vilão mega fodônico para acabar tirando zero nos dados e perder o clímax da história. Para evitar esta situação, desenvolvemos esta regra opcional que diminui a aleatoriedade do jogo e permite ao mestre NÃO rolar dados para os coadjuvantes.
Sempre que coadjuvantes – monstro ou pessoa – estiverem competindo com um personagem, o valor da sua perícia será convertido em um desafio – o desafio pericial. O jogador vence a disputa obtendo desempenho igual ou superior ao desafio pericial do coadjuvante. Se um coadjuvante possuir Atletismo 5, por exemplo, significa que o jogador precisa obter desempenho de Atletismo igual ou maior que 5 para alcança-lo.
E se a perícia não estiver descrita no coadjuvante?
Se o desafio pericial do coadjuvante não esteja em sua descrição, o mestre considera que seu valor será 3.
E se eu quiser rolar dados para meus coadjuvantes?
Doravante todo coadjuvante do UD1 terá seus desafios periciais descritos na perícia. Caso o mestre queira rolar dados para seus coadjuvantes basta subtrair 3 do seu desafio pericial. Assim, um zumbi com Combate Desarmado 4 faz seus testes com +1.
E os testes sem relação com os personagens?
Se a ação do coadjuvante não tiver relação com os personagens, o mestre decide se ele conseguiu ou não obter sucesso – sem precisar promover testes.
Como ficam os combates?
O personagem rola um teste disputado contra o desafio pericial do coadjuvante. Se obtiver sucesso terá atingido o adversário. Se falhar, o coadjuvante te atingiu. O dano do ataque do coadjuvante será igual ao dano da arma somado a quantidade de zeros obtidos pelo jogador no ataque, até no máximo +5.
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