UD1 – Regra do Relógio Kármico.

Salve, amigos. Estamos voltando com algumas dicas do UD1 e para iniciar vamos falar de um do recursos mais importantes do sistemas, o Karma Negativo.

O Karma Negativo (K-) é bem mais do que uma maneira do mestre causar problemas na vida do jogador. Ele serve como controle de recursos para evitar que você perca tempo calculado a durabilidade das armas, quantidade de munição, combustível do veículo ou a carga da bateria do seu celular. Basta gastar um K- e dizer que a pistola está sem munição ou emperrou. Pronto! Resolvido! Não atrapalhamos a narrativa e nem transformamos o episódio em uma aula de matemática.

Qualquer coisa pode ser utilizada para representar os pontos de K-, alguns exemplos incluem: fósforos, feijões, moedas, pedrinhas, entre outros.  Fica ainda mais bacana se o mestre depositar os K- em uma vasilha no centro da mesa de jogo; para os jogadores entenderem que o inusitado pode acontecer a qualquer momento.

Relógio Kármico (K-)

Quando começa o episódio os jogadores ajustam um cronometro para tocar a cada 18 minutos e toda vez que o alarme despertar o mestre ganhará 3d1 + 1K- por jogador. O relógio kármico não pausa jamais, mesmo que os jogadores queiram ir ao banheiro ou servir a pizza. A perda de cada segundo importa na busca pela sobrevivência. O relógio kármico faz com que os personagens permaneçam focados no jogo e mantenham o clima de urgência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: