RPG é uma sigla para Role-Playing Game que pode ser traduzido como jogo de Interpretação de Personagens seria uma mistura de jogo, teatro e a antiga pratica de narrar histórias. O primeiro RPG foi Dungeon and Dragon criado ainda em 1974 por Dave Arneson e Gary Gygax . OBS: não confunda RPG de mesa com jogos de Computador: no RPG de mesa a informação é transmitida pela melhor tela que existe: a sua mente! Jogar RPG é bastante simples, um grupo de amigos se junta para uma campanha. Um deles será o Mestre responsável por criar a aventura vivida pelos personagens, arbitrar as regras, interpretar os coadjuvantes– também chamados de NPC ( Non-Player Character) – e narrar tudo que esta acontecendo no mundo de jogo. Os demais jogadores constroem seus personagens e vivem as aventuras narradas pelo Mestre, interagindo com sua narração!
Exemplo: Luiz será o Mestre de uma aventura de RPG no cenário piratesco de Thordezilhas; ele escreveu a história criou alguns mapas e preparou algumas surpresas. Sua amiga Evelin decidiu jogar com uma elfa maga enquanto Gabriel será um mosqueteiro humano. Mestre: você estão diante de um castelo gótico ( o Mestre apresenta a foto de um castelo medieval que baixou da internet), o céu esta nublado e os cavalos parecem exaustos pela viagem. A se aproximar da estranha fortaleza vocês notam a figura imponente de um velho parecido com Sean Connery que com olhar firme indaga: – “Quem são vocês?”
Gabriel : vou respondê-lo: – Somos peregrinos, meu senhor! Almejamos abrigo por uma noite…
Evelin: olha, eu vou preparar algumas magias caso algum problema aconteça.
Mestre: o homem não parece satisfeito com suas palavras, faz um sinal e logo cinco homens armados se aproximam dele. O que vocês vão fazer?
QUEM VENCE ?
Ninguém! O RPG não é um jogo competitivo, na verdade sua meta é a cooperação! O Mestre cria algumas dificuldades e mistérios em sua aventura, mas o objetivo NÃO é vencer os jogadores, mas narrar uma boa aventura! Quando todos se divertem, todos ganham!
CENÁRIOS
Cada cenário é o universo onde a aventura acontece! Por exemplo, as aventuras de Neo acontecem no cenário de Matrix onde as máquinas estariam escravizando a raça humana. O homem aranha, por sua vez, faz parte do cenário da Marvel onde super heróis existem. O cenário terá história, clima, lugares, pessoas e mesmo regras da física criadas especificamente para ele. Assim, por exemplo, no cenário de Harry Potter a magia é real enquanto que no cenário de Exterminador do Futuro as viagens no tempo e os andróides são uma possibilidade. Existem vários cenários de RPG no mercado: Terra Devastada , um cenário de zombie onde os mortos tem fome; Tormenta, um cenário de fantasia medieval inspirado em Animes além de Thordezilhas, Sabres & Caravelas; onde piratas, mosqueteiros, magia e seres místicos são comuns. Você pode escolher um cenário e jogar infinitas aventuras nele até enjoar e escolher um novo cenário! No RPG as opções são infinitas!!
DADOS
Toda vez que seu personagem for promover uma ação com risco de falha o Mestre poderá exigir um teste efetuado geralmente utilizando um ou vários dados! Nem todo RPG utiliza o mesmo tipo de dado, alguns preferem o dado comum de 6 Lados , chamado carinhosamente de d6; outros gostam do dado de 20 lados (d20) ou de 10 (D10), de 8 (d8), 4 ( d4), 12 (12), entre outros; existem aqueles que nem mesmo utilizam dados como o brilhante Castelo Falkenstein que utiliza cartas de baralho nos seus testes. REGRAS As regras existem para facilitar a narração da aventura conduzir maior organização as atitudes dos jogadores, existem diversos sistemas de regras de RPGs, vejamos alguns:
Dungeons and Dragons: o primeiro e mais famoso RPG do mundo trata sobre fantasia medieval contando com diversos cenários. Esta em sua quarta edição e utiliza vários dados especialmente o D20; pode ser encontrado em livrarias especializadas.
GURPS: ou Generic Universal Role Playing System (Sistema Genérico e Universal para Jogos de Interpretação) é um RPG genérico que utiliza apenas o D6 e pode ser aplicado para jogar em qualquer cenário. Seus dois livros básicos foram traduzidos pela Devir e podem ser encontrados em lojas especializadas.
Mundo das Trevas: um sistema de RPG para jogos de horror pessoal onde você interpreta magos poderosos, vampiros, lobisomens ou mesmo investigadores do paranormal. Utiliza apenas o D10 sendo encontrado em lojas especializadas.
Era do Caos: um saudoso RPG cujo cenário simula o Brasil num futuro próximo com magia e criaturas místicas inspirados em nossa cultura.
Daemon: um sistema de RPG para cenário de terror criado por Marcelo Del Debbio, utiliza vários tipos de dados principalmente o D10. Você pode encontrar mais sobre este RPG aqui
Desafio dos Bandeirantes: o primeiro RPG com temática completamente brasileira, a inspiração deste cenário de fantasia é o Brasil no período colonial.
OldDragon: este sistema surgiu da insatisfação dos jogadores veteranos em relação as atuais edições do D&D; trata-se de um RPG para aventuras medievais que se orgulha de ser Oldschool. Veja mais sobre o Oldragon aqui
Tagmar: este RPG medieval é notório por ser o primeiro 100% brasileiro lançado ainda em 1991; seu imenso prestigio terminou por ressuscitá-lo dando origem ao projeto Tagmar2, disponível gratuitamente na internet aqui .
Milênia: o primeiro RPG de Ficção Cientifica Espacial feito por brasileiros!
3D&T: o RPG Defensores de Tóquio Terceira Edição foi criado por Marcelo Cassaro sendo um RPG bastantes simples projetado para jogares iniciantes que gostam de Animes.
Deixe um comentário